Defesa

O orçamento das Forças Armadas e o crime organizado
21/08/2017
Marinha do Brasil participa da Operação “Fronteira Integrada”
21/08/2017

ESG completa 68 anos com expansão e criação de novo curso

Brasília – O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou nesta sexta-feira, 18, no Rio de Janeiro, da cerimônia militar em comemoração ao 68° aniversário de criação da Escola Superior de Guerra (ESG). Em seu discurso, ele ressaltou a missão da ESG de compreender as realidades nacional e internacional, além de assessorar e apoiar o planejamento da Defesa Nacional: “A ESG tem que dar sua contribuição, cada vez mais, de maneira ampla, profunda e compromissada para o destino que está reservado para o Brasil”, afirmou.

O comandante da Escola, general Décio Luis Schons, relembrou a importância histórica da instituição e anunciou a criação do Instituto Cordeiro de Farias, que terá por missão gerenciar os cursos em nível de mestrado e posteriormente doutorado acadêmico. Schons também lembrou que a instituição irá ministrar em Brasília, no próximo ano, o Curso de Altos Estudos de Defesa: “A ESG é uma ideia grandiosa, uma marca de inestimável valor e a nós cabe o dever de preservá-la e engrandecê-la”.

A Escola Superior de Guerra foi criada em 20 de agosto de 1949, sob a influência das experiências obtidas por um grupo de militares, capitaneados pelo Marechal César Obino, após o segundo conflito mundial e diante dos prenúncios de uma nova ordem, apontados pelo início da guerra fria. Esses militares acreditavam que o País poderia tornar-se uma grande potência, desde que houvesse vontade política e, sobretudo, gerasse um método de planejamento próprio.

Seu primeiro Comandante e Diretor de Estudos, o Marechal Cordeiro de Farias, foi sucedido pelo Marechal Juarez Távora. Desde essa época, estabeleceu-se um sistema de rodízio, sendo a Escola comandada, alternadamente, por oficiais-generais por militares do último posto das três forças.

Ao longo de mais de sessenta e cinco anos de existência, cerca de oito mil esguianos foram diplomados, entre eles quatro presidentes da República, ministros de Estado e outras personalidades notáveis do cenário político brasileiro.

A ESG é um Instituto de ideias abertas ao debate livre e responsável. Subordinada diretamente ao Ministro da Defesa, funciona como Centro permanente de estudos e pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *