Defesa

Hemisfério
26/04/2005
IBRI – 50 Anos
26/04/2005

Cooperação

Estado-Maior do Brasil e de Portugal discutem estratégias militares

A Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, é palco da II Reunião de Conversações entre o Estado-Maior de Defesa do Brasil e o Estado-Maior Geral das Forças Armadas de Portugal. O evento foi aberto pelo General Renaldo Quintas Magioli, chefe do Estado-Maior de Defesa e pelo Major General Alfredo dos Santos Pereira da Cruz, Chefe da Divisão de Planejamento Estratégico-Militar da Força Aérea de Portugal.

Esta é a segunda vez que representantes do Estado-Maior dos dois países se reúnem para discutir estratégias e trocar experiências sobre empregos militares e doutrinas das Forças Armadas do Brasil e de Portugal.

Segundo o General Magioli, o encontro permite a cooperação militar entre os dois países. “Nosso objetivo é tratar de interesses comuns, avançando em assuntos convergentes de cooperação militar. Os resultados vão favorecer o crescimento e fortalecer as instituições”, afirmou.

O encontro vai até sexta-feira, 29. Entre outros, serão discutidos temas como: colaboração das Forças Armadas na segurança interna do País [Portugal]; Política de Portugal relativa os crimes transfronteiriços – o papel das Forças Armadas; Experiências relativas ao planejamento e execução da logística nas operações de manutenção de paz e Estrutura de força e ação rápida no Brasil.

O próximo encontro já está marcado para 2007, em Lisboa. O convite para que os dois países voltem a se encontrar foi feito pelo próprio Major General Alfredo, durante a II RCBPO. “Este é um fórum para falarmos abertamente e evoluir em pontos estratégicos, afirma o Major General português”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *