EUA preocupados com a Cúpula América do Sul – Países Árabes
O governo dos Estados Unidos tenta obter o aval do Brasil para acompanhar, na qualidade de observador, as reuniões da Cúpula América do Sul – PaÃses Ãrabes, que será realizada entre 10 e 11 de maio em BrasÃlia. Uma consulta informal já foi feita ao Itamaraty, que negou o pedido. Apenas paÃses das duas regiões poderiam indicar observadores.
Segundo fontes do ministério das Relações Exteriores, a Cúpula tem por objetivo, estreitar o relacionamento comercial e cultural entre as duas regiões, o que impede a participação de observadores internacionais. No entanto, ainda não há uma decisão definitiva, até porque, o pedido dos Estados Unidos não chegou a ser apresentado formalmente.
Para os Estados Unidos, o encontro poderia ser uma oportunidade dos paÃses árabes denunciarem violações de Israel e a polÃtica norte-americana para o Oriente Médio.
Ainda não há confirmação sobre o número de paÃses que participarão, mas o ministro Celso Amorim realizou recentemente, giro pelos paÃses árabes quando entregou o convite firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele esteve no Qatar, Jorndânia, Palestina, SÃria, Arábia Saudita, Omã, Kuwait, TunÃsia, e Argélia. Todos os paÃses da Liga Ãrabe foram convidados. Paralelamente à Cúpula, será realizada reunião de parlamentares das duas regiões com o objetivo de aprofundar as discussões polÃticas comuns.