Relações Exteriores

Aeronáutica
17/03/2005
Direitos Humanos
17/03/2005

Diplomacia

EUA preocupados com a Cúpula América do Sul – Países Árabes

O governo dos Estados Unidos tenta obter o aval do Brasil para acompanhar, na qualidade de observador, as reuniões da Cúpula América do Sul – Países Árabes, que será realizada entre 10 e 11 de maio em Brasília. Uma consulta informal já foi feita ao Itamaraty, que negou o pedido. Apenas países das duas regiões poderiam indicar observadores.

Segundo fontes do ministério das Relações Exteriores, a Cúpula tem por objetivo, estreitar o relacionamento comercial e cultural entre as duas regiões, o que impede a participação de observadores internacionais. No entanto, ainda não há uma decisão definitiva, até porque, o pedido dos Estados Unidos não chegou a ser apresentado formalmente.

Para os Estados Unidos, o encontro poderia ser uma oportunidade dos países árabes denunciarem violações de Israel e a política norte-americana para o Oriente Médio.

Ainda não há confirmação sobre o número de países que participarão, mas o ministro Celso Amorim realizou recentemente, giro pelos países árabes quando entregou o convite firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele esteve no Qatar, Jorndânia, Palestina, Síria, Arábia Saudita, Omã, Kuwait, Tunísia, e Argélia. Todos os países da Liga Árabe foram convidados. Paralelamente à Cúpula, será realizada reunião de parlamentares das duas regiões com o objetivo de aprofundar as discussões políticas comuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *