Mundo

Paraguai se converterá em centro de negócios durante presidência do MERCOSUL
29/08/2017
Força Alternativa Revolucionária da Colômbia mantém vivas as FARC
30/08/2017

FONPLATA irá financiar projetos de integração entre países membros

Brasília – A Assembleia de Governadores do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA) decidiu nesta segunda-feira, 28, em Buenos Aires, que a entidade irá financiar projetos de integração entre os países membros, potencializando a integração e o desenvolvimento regional.

A 16ª edição da Assembleia de Governadores do FONPLATA reuniu representantes dos cinco países membros – Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai – por meio dos respectivos ministros de Economia e Finanças, Fazenda e Planejamento.

O encontro permitiu ainda aprovar o Plano Estratégico Institucional 2018 – 2022, que servirá de guia para acionar e consolidar o FONPLATA em seu processo de transformação como ator do financiamento do desenvolvimento. Neste sentido, o Fundo passará por mudanças para reunir a capacidade de emprestar recursos para obras nos países membros.

Também ficou decidido que o FONPLATA irá assegurar os fluxos de fundos positivos e otimizar o valor patrimonial; sustentar e fortalecer a qualificação do risco creditício; e propiciar a expansão da capacidade de empréstimos com a possível participação de outros países e organismos de integração regional.

O FONPLATA buscará ainda estreitar o diálogo com os países membros para antencipar necessidades de financiamento em matéria de integração e desenvolvimento, o que implicará na implementação de novos produtos financeiros, na expansão da oferta de serviços nesta área e na descentralização eficiente de operações na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *