Relações Exteriores

Comércio
20/04/2005
Programa Espacial
20/04/2005

América do Sul

Marco Aurélio Garcia reconhece preocupação com andinos

O assessor internacional da Presidência, professor Marco Aurélio Garcia, reconheceu nesta terça-feira que o governo brasileiro está preocupado com as recentes crises institucionais na Bolívia e Equador. Ele afirmou que o Brasil espera pela retomada da normalidade política nesses países.

Garcia também deixou transparecer que as situações do Peru e da Venezuela continuam preocupando. Segundo ele, “isso nos preocupa muito. Felizmente até agora não houve nenhum problema institucional mais grave”. A declaração foi feita no QG do Exército onde ele foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito Militar.

Marco Aurélio Garcia afirmou que esteve com o prefeito de Quito, Paco Moncayo, um dos líderes do movimento pela renúncia do presidente Lucio Gutierrez.

Eles conversaram segundo Garcia, sobre a importância das forças políticas equatorianas encontrarem uma saída pacífica para a crise e sem que haja rupturas da ordem democrática.

Em Brasília, o chanceler venezuelano Ali Rodríguez Araque, afirmou que a situação deveria preocupara à todos os países sul-americanos e afirmou que a Venezuela está disposta a ajudar se for chamada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *