Defesa

Brasil discute cooperação com setor aeroespacial privado dos EUA
16/11/2017
CREDN ratifica acordo Brasil – Argentina que põe fim à dupla tributação
16/11/2017

Marinha promove Semana de Estudos sobre a China

Brasília – Entre os dias 23 e 26 de outubro, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), realizou uma série de estudos e apresentações cujo propósito foi debater, perante a comunidade acadêmica e a sociedade, aspectos relevantes das relações Brasil-China, a estratégia marítima chinesa e a presença da China na América do Sul.

Para debater esses temas, foram convidados o Encarregado de Negócios da Embaixada da China no Brasil, Ministro Song Yang; o Adido de Defesa da China no Brasil, Tenente General de Brigada Jin Tao; e o professor Evan Ellis, Pesquisador do Latin American Studies Centre, no Instituto de Estudos Estratégicos do US Army War College.

Além deles, o evento contou, também, com a presença dos professores Marcos Troyjo, Diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil, Rússia, India e China (BRICLAb) e Adjunto da School of International  and Public Affairs, da Universidade de Columbia, nos EUA, Adriana Abdenur, pesquisadora do Instituto Igarapé e ex-membro do India-China Institute; e Ronnie Lins, Diretor-Executivo do China-Brazil: Research & Business Center.

A configuração do evento deu-se na forma de um minicurso sobre “Atores Extra-Hemisféricos na América Latina”; um Seminário sobre “A China do Século XXI: Oportunidades para o Brasil”; e um Colóquio sobre “A China da era do Presidente XI JINPING: situação atual e perspectivas”. Os eventos contaram com a participação de instrutores e discentes das Escolas de Altos Estudos Militares e da Academia, bem como pessoas e pesquisadores interessados na temática.

Para a Marinha, o evento contribuiu para ampliar conhecimentos sobre a China, hoje o maior parceiro comercial do Brasil e maior investidor direto no país e na América Latina, além de importante ator em fóruns e iniciativas internacionais de interesse do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *