Brasil

Enccla discute riscos de lavagem de dinheiro por meio de moedas virtuais
26/09/2017
Fiscalização de Produtos Controlados é tema de discussão no Exército
26/09/2017

Ministro participa da Conferência Sanitária Pan-Americana nos EUA

Brasília – O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participa nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26) da 29ª Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada em Washington, nos Estados Unidos. O encontro acontece a cada cinco e reúne os ministros de Saúde da região para debater os temas de saúde prioritários. Paralelamente às atividades da Conferência, o ministro Ricardo Barros cumprirá também agendas bilaterais com Estados Unidos e Canadá.

A Conferência terá como focos principais a discussão de políticas para a prevenção de doenças, preservação, promoção e restauração da saúde mental e física, além da promoção de medidas sociomédicas e prevenção e tratamento de doenças físicas e mentais nas Américas. Nessa edição haverá também a eleição da nova diretoria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A atual diretora Carissa Etienne é candidata única.

Com o secretário de Saúde norte-americano, Thomas E. Price, está previsto o ministro Ricardo Barros discutir temas como Zika, resistência antimicrobiana, estratégias em saúde Brasil/EUA, além de pesquisas conjuntas de interesse mútuo. Será realizado também um encontro paralelo com especialistas americanos sobre o sistema de saúde brasileiro. O evento é promovido pelo Center of Strategic and International Studies (CSIS) e é uma oportunidade de buscar parcerias em saúde entre Brasil e EUA.

Ainda na Conferência, Barros participará de encontro com o Canadá. O objetivo é firmar cooperação em temas relacionados à saúde da população, como doenças sexualmente transmissíveis e controle do tabaco. Esta ação é um desdobramento da Carta de Intenções, assinada durante a Assembleia Mundial de Saúde, no intuito de ampliar o intercâmbio entre os dois países.

UNASUL

Antes da Conferência, os ministros da Saúde da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) se reuniram no domingo (24). Entre os temas abordados, está a necessidade de continuar a fortalecer as políticas alimentares saudáveis, incluindo novas estratégias para a rotulagem frontal de alimentos processados ​​que facilitam a seleção de alimentos mais apropriados para a saúde dos cidadãos.

O ministro também participou do 12º Encontro Internacional sobre Água e Saúde, em Ourense, na Espanha, na sexta-feira (22). Durante o evento, que reuniu 40 países europeus e latino americanos, o Brasil analisou as experiências internacionais sobre a utilização do tratamento com águas termais. O objetivo é aprimorar o método no país, que já faz parte das práticas integrativas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *