América do Sul
16/03/2005
Relação PT – Farc
16/03/2005

Programa Espacial

Navegação espacial receberá investimentos dos fundos setoriais

Uma decisão tomada no âmbito dos comitês gestores dos fundos espacial, aeronáutico e verde-amarelo permitirá a concentração de esforços na superação de um dos principais gargalos tecnológicos do setor espacial: o desenvolvimento de sistemas de controle e navegação.

Normalmente de difícil aquisição e, em muitas situações, indisponíveis para a comercialização no exterior, esses sistemas têm a função de garantir tanto a exatidão da trajetória de um foguete quanto o posicionamento correto de plataformas orbitais.

Erros na inclinação de um satélite de observação da Terra, por exemplo, prejudicam a geração de imagens e a captação de energia dos painéis solares pela diminuição da área exposta ao sol.

O Projeto “Sistemas inerciais para aplicação aeroespacial”, aprovado pelos comitês, receberá R$ 7, 69 milhões e será executado em parceria do Centro Técnico Aeroespacial [CTA/Comando da Aeronáutica] com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [Inpe/MCT], instituições que trabalham diretamente no desenvolvimento dos produtos do programa espacial.

A iniciativa envolverá também a indústria e contribuirá para a capacitação de recursos humanos, com a formação de mestres e doutores nesta área.

Embora os recursos do fundo espacial estejam totalmente dedicados ao controle, navegação aeroespacial e seus equipamentos correlatos, os do fundo aeronáutico financiarão outrosquatro projetos, totalizando quase R$ 1 milhão: soluções de controle adaptativo e com aprendizado para sistemas fly by wire – FBW, prognóstico de falhas em aeronaves, chip optoeletrônico para giroscópios e acelerômetros ópticos e projeto qualidade sonora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *