Relações Exteriores

Acordo Brasil – Ucrânia
29/03/2005
América do Sul
30/03/2005

Diplomacia

ONU terá sede própria em Brasília

A Organização das Nações Unidas terá seu prédio próprio em Brasília, onde abrigará todas as oito agências que realizam trabalhos no país. As obras começam em abril e o empreendimento será custeado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento [PNUD].

Desde 1968, a ONU aguarda a doação do terreno, no Setor de Embaixadas Norte. Em 1990, o Governo do Distrito Federal anunciou a doação de um lote, mas apenas em 2003, com a chegada ao Brasil do novo representante da Organização, Carlos Lopes, é que a decisão foi implantada. Na futura sede de 22.500 m2, irão funcionar os escritórios da ONU, PNUD, UNODC, UNEP, UNHCR, UNIFEM, UNFPA, UNAIDS e UNV.

O edifício será composto por dois blocos interligados por um átrio, com estacionamento para 10 veículos oficiais, escritórios, jardim, depósito, serviços e equipamentos, no subsolo.

No térreo, será construído um auditório para 200 pessoas, escritórios e serviços. O prédio terá ainda dois pavimentos superiores para uso de escritórios e serviços. Na área externa haverá um estacionamento para 150 veículos e uma área verde de cerca de 9.000 m2.

De acordo com a ONU, o desenvolvimento desse projeto vai permitir que as agências da Organização possam dispor de uma capacidade operacional mais ampla. O prédio da ONU também será integrado ao acervo do turismo cívico da cidade e poderá ser visitado pelo público em geral.

O PNUD também pretende ocupar os espaços do edifício com obras de arte de artistas brasileiros. Para tanto, já iniciou os contatos com os artistas que teriam interesse em contribuir com suas obras para a criação desse espaço de exibição permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *