Relações Exteriores

Ex-procuradora venezuelana: Odebrecht entregou US$ 35 mi a Maduro
03/03/2018
Força Aérea se prepara para receber KC-390
03/03/2018

Paraguai quer acordo MERCOSUL – UE finalizado em março

Marcelo Rech, especial de Madri – 

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, afirmou nesta sexta-feira, 2, que o acordo comercial entre o MERCOSUL e a União Europeia deve ser finalizado ainda neste mês. Após mais uma rodada de negociações em Assunção, o chanceler paraguaio se disse otimista em relação aos avanços obtidos. Os dois blocos negociam um Tratado de Livre Comércio desde 1999.

De acordo com fontes europeias, a assinatura do acordo ainda enfrenta resistências dos setores agrícola e automobilístico. Nas próximas semanas, delegados do MERCOSUL e da União Europeia voltarão a tratar do assunto em reuniões presenciais ou mesmo por videoconferência.

Eladio Loizaga reconheceu que o acordo é complexo por envolver um universo muito grande de áreas e que ainda é preciso concluir as negociações em torno das indicações geográficas, normas técnicas, patentes, bens e serviços. Além disso, é preciso definir quais produtos serão afetados imediatamente pelo acordo e quais os que serão com o correr dos anos.

Na sua avaliação, tanto o MERCOSUL como a União Europeia trabalham para abrir seus mercados “em um marco recíproco e equilibrado, onde ambos obtenham benefícios”. “Nas conversas com as autoridades europeias e representantes da UE observamos um espírito político muito importante para avançar e concluir estas negociações”, afirmou Loizaga.

O chanceler paraguaio assinalou ainda que “as negociações políticas e comerciais estão avançadas, restam questões técnicas que precisam ser resolvidas”. Segundo ele, “temos uma relação política importante com a Europa, hoje acredito que mais que nunca o MERCOSUL com a UE compartilham valores, princípios democráticos, direitos humanos, liberdade de expressão, e isso terá que ser ratificado neste acordo político que teremos”, destacou.

Eladio Loizaga informou ainda que os ministros de Relações Exteriores do MERCOSUL se reunirão em Assunção no dia 9, para o encontro com o Canadá, e que a ocasião será propícia para efetuar uma avaliação das negociações com a União Europeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *