PT- Farc
15/03/2005
Exploração de gás
15/03/2005

Cooperação

PNUD traz especialistas para discutir Comércio e Desenvolvimento

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, promoverá nesta quarta-feira, 16, às 17h, uma discussão em torno do desenvolvimento e do comércio exterior com três dos maiores especialistas mundiais nas duas áreas. O evento será realizado na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada [IPEA], em Brasília.

Será realizada uma mesa redonda com a participação do indiano Kamal Malhotra, o malaio Jomo Sundaram e o coreano Ha-Joon Chang. O presidente do IPEA, Glauco Arbix, e o representante da ONU e do PNUD no Brasil, Carlos Lopes, além de representantes do governo e do Centro Internacional da Pobreza, também participarão dos encontros.

Na quinta-feira, 17, o debate será transferido para a UnB numa parceria com o Instituto de Relações Internacionais da universidade. Os três especialistas vão oferecer uma aula sobre paz e desenvolvimento, quando debaterão as estratégias de desenvolvimento; o regime de comércio global e as políticas industriais e de comércio do Sudoeste Asiático.

À tarde, eles participam de um seminário no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, onde discutirão as relações internacionais e comerciais para o desenvolvimento da população; os direitos de propriedade intelectual e as políticas de desenvolvimento no sudeste asiático.

Perfil dos palestrantes

Kamal Malhotra: Formado em desenvolvimento econômico pela Universidade de Délhi, na Índia, com especializações em Relações Internacionais e Desenvolvimento Político e Econômico na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Foi fundador e diretor da organização de pesquisa Focus on the Global South e é autor de mais de 70 trabalhos na área. Entre eles, o livro Making Global Trade Work for People, publicado no Brasil pelo PNUD em 2003. Desde 1999, Malhotra trabalha na sede do PNUD em Nova York, como assessor sênior para globalização inclusiva no escritório de Política do Desenvolvimento.

Jomo Sundaram: Secretário-Geral auxiliar para desenvolvimento econômico no Departamento de Economia e Assuntos Sociais das Nações Unidas. Foi presidente fundador da Associação Internacional de Desenvolvimento Econômico [IDEA] e é autor de mais de 35 monografias e editor de mais de 50 livros.

Há-Joon Chang: Atual Diretor-Adjunto do Departamento de Estudos sobre Desenvolvimento da Universidade de Cambridge, é autor do livro “Chutando a Escada”, publicado no Brasil em 2003 pela Unesp. Recentemente, Chang recebeu um prêmio de economia da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, por sua contribuição nas áreas de inovação e de desenvolvimento internacional.

Eventos: locais e datas

РQuarta-feira, 16 de mar̤o:

Mesa redonda com o IPEA. Local: SBS – Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, às 17 hs.

РQuinta-feira, 17 de mar̤o:

Aula Inaugural na Universidade de Brasília. Local: Faculdade de Estudos Sociais Aplicadas, Auditório Joaquim Nabuco, às 10hs.

Seminário no Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior. Local: Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior. Auditório do Térreo. Esplanada dos Ministérios, Bloco J, às 14 hs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *