Projeto ‘América Uma’ busca unir culturas
A busca de uma polÃtica cultural para o Mercosul é um dos princÃpios do Projeto América Una, um conjunto de medidas que visam intensificar a integração cultural, com a finalidade de permitir a troca de experiências artÃsticas e culturais representativas de todos os paÃses do Bloco.
Com esse objetivo, o Instituto Latinoamérica, a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e a Universidade de BrasÃlia realizam de 8 a 10 de junho, na Academia de Tênis, em BrasÃlia, o Fórum de Debates ‘América Una: Convergências Culturais dos Povos do Cone Sul’ que vai reunir professores, universitários, autoridades, artistas, pesquisadores e intelectuais.
O evento conta com o apoio do ministério da Cultura, o terá as presenças do presidente LuÃs Inácio Lula da Silva e dos ministros da Educação, Tarso Genro, e da Cultura, Gilberto Gil.
Serão cinco painéis, entre eles, “Convergênciais Culturais†que será coordenado pelo Departamento de História da UnB e terá participação de universidades da Argentina, Uruguai e Chile. O painel “RaÃzes Históricas da Integração – as Colonizações Espanholas, Portuguesas… e as Missões Jesuitasâ€, estará sob a responsabilidade do Departamento de Filosofia da Universidade de Assunção, Paraguai, e terá expositores de universidades do Uruguai e Argentina, além das universidades brasileiras do Vale dos Sinos e da Missioneira de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.
Para o presidente da Comissão Parlamentar do Mercosul, deputado Dr. Rosinha [PT-PR], “a iniciativa representa um importante canal de promoção cultural e de divulgação da rica e diversificada cultura popular, e deverá ser um grande incentivo para a realização de outros eventos de integração, com a participação efetiva de diversos setores da sociedade organizada, essencial para o esforço de criação de uma identidade cultural própria do Mercosulâ€.