Opinião

Diplomacia
02/03/2005
Aliança Estratégica
03/03/2005

Poder Legislativo

Relações Exteriores vai buscar o diálogo com o Executivo

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira, o deputado Aroldo Cedraz como novo seu novo presidente.

Cedraz está no quarto mandato, tem cerca de dez anos de Comissão e é do PFL baiano, onde já atuou como Secretário para Assuntos Internacionais e foi Diretor de Relações Internacionais, do Instituto Tancredo Neves.

Mais que isso, é um empresário bem sucedido e um acadêmico de respeito. Ele chega para manter o alto nível dos trabalhos da CREDN. Ao longo dos últimos anos, a Comissão ganhou peso e importância, principalmente pelos debates que proporciona acerca dos temas mais polêmicos das Relações Exteriores do país.

No Senado, foi eleito o senador Cristovam Buarque, do PT do Distrito Federal. Buarque que era uma grife do governo, transformou-se num dos principais críticos da gestão petista.

Uma dobradinha entre dois homens que vieram da academia e que conhecem as nuanças da política externa brasileira, deverá conferir ainda mais relevância ao trabalho das duas comissões.

Além disso, são dois parlamentares sensíveis às questões relacionadas com a Defesa Nacional e a modernização das Forças Armadas. Espera-se deles, a devida compreensão para que o Brasil prossiga nesse processo de inserção internacional.

Da mesma forma, tanto Cedraz quanto Buarque, reúnem as condições para produzir a crítica salutar sobre determinados acordos e parcerias que nem sempre contribuem para o desenvolvimento do Brasil. Há muito que o Legislativo quer ter uma atuação mais protagonista nos temas internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *