João Paulo II
04/04/2005
Saúde
04/04/2005

Relações Exteriores

Secretário-Geral da Liga Árabe visita o Brasil

O embaixador Amre Moussa, Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes, está visitando o Brasil, onde deve reunir-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, nesta segunda-feira.

Moussa veio discutir os temas que serão debatidos durante a Cúpula América do sul – Países Árabes, que será realizada nos dias 10 e 11 de maio, em Brasília.

Além disso, Amre Moussa também deve conversar sobre a situação política do Oriente Médio e o seqüestro do engenheiro brasileiro João Vasconcelos Júnior, ocorrido no Iraque, no dia 17 de janeiro. Ele terá encontro com o deputado Jamil Murad [PCdoB-SP], Secretário-Executivo da Liga Parlamentar Brasil-Árabe.

Nesta terça feira, o embaixador tem encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e os representantes da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

É a primeira vez que um Secretário-Geral da Liga Árabe visita o Brasil. Segundo o Itamaraty, a visita está inserida nos esforços de aproximação política entre o Basil e os países árabes.

Em dezembro de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou cinco países da região, quando apresentou a proposta para a realização da Cúpula entre os países sul-americanos e árabes. Esse convite foi reforçado pelo ministro Celso Amorim que esteve em dez países árabes no mês de fevereiro.

Ele também participou da XVII Cúpula da Liga Árabe, realizada em Argel, nos dias 22 e 23 de março, e, como Co-Presidente, na Reunião Ministerial dos Países Árabes e da América do Sul, em Marraqueche, em 25 de março.

Programa da visita

Dia 4 de abril, segunda-feira

10:00h – Palestra no Instituto Rio Branco;

12:00h – Chegada ao Palácio Itamaraty – Reunião com o ministro das Relações Exteriores;

13:00h – Almoço oferecido pelo ministro das Relações Exteriores em homenagem ao Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes;

14:30h – Conferência de imprensa do Secretário das Liga dos Estados Árabes e do ministro das Relações Exteriores;

15:30h – Encontro com o Deputado Federal Jamil Murad, Secretário-Executivo da Liga Parlamentar de Amizade Brasil-Árabe, na Câmara dos Deputados;

16:30h РAudi̻ncia com o Presidente da Rep̼blica;

20:00h – Jantar oferecido pelo Conselho de Embaixadores de Países Árabes de Brasília

Dia 5 de abril, terça-feira

16:30h – Reunião com o Governador Geraldo Alckimin, no Palácio Bandeirantes;

20:00h – Jantar oferecido pela comunidade árabe de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *