Relações Exteriores

Venezuela
16/03/2005
País para poucos
16/03/2005

Imigração

Senador teme matança de brasileiros nos Estados Unidos

O senador Marcelo Crivella [PL-RJ], presidente da Subcomissão Permanente de Proteção aos Cidadãos Brasileiros no Exterior, subordinada à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado, está preocupado com uma possível onda de violência contra imigrantes ilegais que tentam atravessar a fronteira do México com os Estados Unidos.

Segundo ele, a possibilidade de grupos extremistas estarem utilizando o mesmo trajeto com o objetivo de atuarem no território norte-americano, pode acabar em tragédia para os cerca de 100 brasileiros que tentam cruzar a fronteira diariamente.

Crivella está buscando uma audiência com o presidente mexicano Vicente Fox e quer que o Itamaraty entre no assunto. Na sua opinião, os governos do Brasil e do México precisam agir para impedir uma matança na região fronteiriça.

Há um grupo que está organizando, via Internet, uma operação à margem das autoridades de imigração dos Estados Unidos, uma ofensiva contra os imigrantes para o dia 1º de abril. O grupo se autodenomina “Minuteman Project”.

Marcelo Crivella afirmou que a embaixada do Brasil em Washington já comunicou o governo norte-americano sobre o problema. Os voluntários estão sendo recrutados pela web e, segundo o senador, já há quase mil pessoas, inclusive ex-militares com experiência em combates e pilotos de helicópteros, mobilizados para a uma verdadeira caçada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *