América do Sul
20/04/2005
Relações Exteriores
20/04/2005

Programa Espacial

VLS vai lançar satélites do INPE

O Veículo Lançado de Satélites, VLS 1, desenvolvido pelo Centro Técnico Aeroespacial [CTA], poderá ser utilizado no lançamento dos satélites científicos Equars, Mirax e o Satélite de Sensoriamento Remoto 1, nos quais o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais [INPE] está trabalhando.

A proposta vai constar do Relatório Final da Revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais [PNAE], que será conhecido em maio. É possível que o PNAE também permita o lançamento dos satélites geoestacionários através do VLS. Os satélites científicos do INPE vão auxiliar o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados.

O satélite Equars deverá levar até oito experimentos, sendo quatro do Brasil, dois dos Estados Unidos, um do Japão e um dos Canadá. O lançamento está previsto para 2007. O Equars será totalmente desenvolvido, integrado e testado pelo INPE. O Mirax só deve ser lançado em 2009.

O satélite SSR-1 tem lançamento previsto para 2008, e vai aumentar a freqüência com que imagens do território nacional são produzidas, permitindo o acompanhamento imediato de fenômenos de grande impacto, como queimadas e o desflorestamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *