Guerra no Paraguai

por | nov 29, 2020 | 23h

O presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, militar paraquedista como o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, tomou posse no dia 15 de agosto após eleger-se pelo Partido Colorado, sucedendo Horacio Cartes, do mesmo partido. No entanto, engana-se quem acha que se trata de uma conquista política vitoriosa. Os dois são inimigos ferrenhos.

Marito, como é conhecido o presidente, trava uma verdadeira guerra contra Cartes. Nas primárias do partido, ele superou o nome do então presidente, Efraín Alegre que era do Partido Liberal, atraído, segundo se conta no país vizinho, pelas somas ilimitadas do ex-presidente. Desde então, um trabalha para derrubar o outro.

No meio da disputa, o narcotráfico. Mário Abdo Benítez se esforça para ver Horacio Cartes enrolado na Justiça por conta de sua aliança com Dario Messer, doleiro e conhecido como “amigo de alma” do ex-presidente. Messer está foragido e é acusado de lavagem de dinheiro e associação criminal. Ele estaria no Paraguai protegido por Cartes.

Nesta sexta-feira, 21, o ex-presidente do Paraguai terá de comparecer ao Congresso para depor ante uma comissão mista de investigação. Caso não compareça, poderá ser preso.

Por outro lado, Marito enfrenta ataques por sua associação com o narco Reinaldo Javier Cabañas, conhecido como “Cucho”, preso em setembro. Em uma foto recente, Cucho e Marito aparecem juntos. Segundo o próprio presidente, os dois se viram em sua residência. No entanto, Mário Abdo Benítez assegura que não recebeu nenhum tipo de ajuda ou assistência do narco paraguaio e que não são amigos.

Por trás desse roteiro, está uma verdadeira guerra que exige a máxima atenção por parte das autoridades brasileiras. Mário Abdo Benítez aposta numa aliança forte com o Brasil no combate à criminalidade organizada, uma forma de apanhar Horacio Cartes e tirá-lo do caminho de uma vez. Cartes, por sua vez, como já assinalado, possui recursos ilimitados e não pensará duas vezes antes de utilizá-los para derrubar Marito.

Marcelo Rech – 18/12/2020