CNH digital brasileira pode ser confirmada na América do Sul

por | nov 30, 2020 | 1h

Desde terça-feira, 16, a autenticidade das versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de brasileiros já pode ser verificada em quase todos os países da América do Sul. A verificação é feita pelo aplicativo Vio, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Serpro, para leitura e confirmação dos QR Codes dos documentos eletrônicos.

“Com a chegada dos documentos digitais, era necessário também uma ferramenta que pudesse validá-los. Foram diversas reuniões com os países vizinhos para apresentar os documentos eletrônicos, além da ferramenta Vio, que permitirá que todos os agentes das fronteiras tenham acesso, garantindo que os brasileiros entrem nos países apenas com o documento digital com segurança e praticidade”, explicou o diretor do Denatran, Frederico Carneiro.

O aplicativo já está disponível em quase todos os países da América do Sul, nas lojas da App Store e do Google Play, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem esta nova modalidade por não possuírem lojas próprias. Desta forma, os brasileiros que quiserem viajar entre esses países poderão ficar tranquilos para validar os documentos na entrada das fronteiras.

Marcelo Rech – 20/06/2020