Imagem: Agro Floresta Amazônia

Os principais desafios e oportunidades da utilização de tecnologias digitais em serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural foram debatidos na última quinta-feira, 22, durante o Fórum Brasil, que reuniu profissionais do Brasil, China e Equador. Os participantes apresentaram modelos e experiências bem-sucedidas que utilizam tecnologias digitais nos serviços de assistência técnica e debateram a utilização dos canais digitais como ferramenta de promoção e comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar.

O evento virtual foi realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, a Rede Latino-Americana de Serviços de Extensão, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Outra ação que ganhou destaque foi a parceria do Ministério da Agricultura com o IICA na implementação de serviços de consultoria agrícola digital a agricultores familiares do Nordeste do Brasil. O Nordeste foi a região escolhida para a primeira fase do projeto, que deverá atender 100 mil pequenos produtores rurais, entre eles criadores de caprinos e ovinos, forte atividade econômica na região, e produtores de milho e de variedades locais de feijão.