Brasil e EUA discutem cooperação e sustentabilidade na área agrícola

por | maio 2, 2021 | 20h

A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento discutiu com o Secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, o fortalecimento da cooperação entre os dois países na área agrícola, com a troca de informações baseadas na ciência, e compromissos com a produção sustentável.

A ministra lembrou que Brasil e EUA têm similaridades, como o fato de serem grandes produtores e exportadores de produtos agrícolas e reafirmou o interesse do Ministério da Agricultura em aprofundar os laços históricos de colaboração com o Departamento de Agricultura dos EUA. Ela lembrou que este ano deverá ser marcante para a definição do caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, o que reforça a importância de se manter mecanismos ágeis e transparentes de diálogo entre ambos.

A ministra ressaltou a necessidade de os países do AG-5 (EUA, Brasil, Canadá, Argentina e México) discutirem questões baseadas na ciência, para desmistificar dúvidas ligadas à agricultura mundial. O secretário americano também reforçou o compromisso dos EUA para tratar adequadamente as mudanças climáticas, por meio de pesquisas e inovação.