Imagem: Ministério da Economia

O Ministério da Economia abriu consulta pública para colher manifestações sobre eventuais acordos de livre comércio a serem celebrados entre o MERCOSUL e a Indonésia e o Vietnã. A chamada foi publicada na quarta-feira, 19, no Diário Oficial da União por meio de circular da Secretaria de Comércio Exterior.

O objetivo é permitir a participação dos interessados, mediante manifestações que possam subsidiar o posicionamento do governo federal nas negociações. Qualquer parte interessada da sociedade poderá se manifestar a respeito dessa negociação, indicando seus interesses e preocupações em relação a um acordo de livre comércio entre as partes, e descrever possíveis impactos comerciais, econômicos e outros que se espera que surjam desse acordo.

O Conselho de Estratégia Comercial – CEC, da Câmara de Comércio Exterior – Camex, aprovou em dezembro de 2020 mandato negociador para possíveis negociações com os dois países.  Houve reuniões com a Indonésia ao longo de 2019 e 2020 e as negociações encontram-se na etapa do Diálogo Exploratório, quando há praticamente, troca de informações comerciais e tarifárias. Com o Vietnã, concluiu-se a fase de Diálogo Exploratório no primeiro semestre de 2020.