Na segunda-feira, 31, o Secretário-Executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, apresentou detalhes sobre os programas executados pelo Brasil ao presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de Portugal, João Cadete.

O diálogo foi realizado em Lisboa, durante visita programada para estreitar laços entre os dois países no campo do desenvolvimento de conectividade. Entre os temas debatidos, o cenário brasileiro das telecomunicações, o andamento do leilão do 5G e o processo de desestatização do serviço postal.

De acordo com Menezes, as redes de acesso banda larga fixa em 82% dos municípios estão conectadas por fibra ótica ao backbone nacional. E a ampliação da conectividade deve ser potencializado com a chegada da tecnologia 5G, que pretende, também, assegurar a infraestrutura de conectividade em estradas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Em Portugal, o processo de licitação para o 5G também está em andamento. Em novembro de 2020, a Anacom apresentou a versão final do edital, que permitirá aos operadores conseguirem licenças para lançamento do serviço. Há previsão de conclusão do processo até o final de 2021.

Durante o encontro, os dois países também conversaram sobre a instalação de cabos submarinos, além de questões de cibersegurança.