Imagem: Agência Brasil-EBC

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou nesta quarta-feira, 2, que encabeçará uma nova missão ao exterior para conhecer melhor a tecnologia 5G. Desta vez, ele estará à frente de uma comitiva que visitará Washington e Nova Iorque, nos EUA, entre 7 e 11 de junho.

Faria adiantou que o objetivo principal é conhecer e compartilhar experiências sobre segurança cibernética, modelos regulatórios e viabilidade do uso de redes privativas, além de promover o diálogo com potenciais investidores no mercado de telecomunicações brasileiro. Neste sentido, em Washington, por exemplo, o grupo irá conhecer a rede privativa do Departamento de Defesa.

Além do Ministério das Comunicações, a comitiva terá representantes do TCU, Defesa, Relações Exteriores, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Assuntos Estratégicos e do Congresso Nacional.

O governo federal pretende realizar no segundo semestre deste ano, o leilão das faixas de radiofrequência – que será conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Conforme o cronograma do edital, todas as capitais brasileiras contarão com o 5G standalone, uma evolução da quinta geração de telefonia móvel, até julho de 2022.

Além do Departamento de Defesa, o grupo visitará as instalações da Inteligência Nacional e da Comissão Federal de Comunicações dos EUA. Também serão realizadas reuniões com empresas privadas de telecomunicações, como Motorola, IBM, AT&T e com bancos e fundos de investimentos.