Comissão de Legislação Participativa debate os conflitos na Palestina

por | jun 2, 2021 | 17h

Imagem: Câmara Legislativa

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza na sexta-feira, 4, audiência pública para discutir os conflitos entre Israel e a Palestina. O debate atende a requerimento dos deputados do PT, Rogério Correia (MG), Paulo Pimenta (RS) e Alexandre Padilha (SP) e vem na sequência da aprovação do acordo de defesa firmado por Israel com o Brasil, nesta quarta-feira, 2.

“Os conflitos em Gaza e na Cisjordânia despertam grande preocupação internacional, visto o acirramento dos ataques e o elevado número de mortos e feridos”, destacam os parlamentares no requerimento em que solicitam o debate, referindo-se ao recente conflito na Faixa de Gaza, que durou 11 dias, deixando mais de 240 pessoas mortas e muita destruição.

Eles ressaltam a importância de debater essa “tragédia humanitária e vislumbrar a construção da paz entre os povos”. Este tema foi usado pela oposição para barrar o acordo de defesa, mas a base do governo ganhou no voto.

Para o debate, foram convidados o Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, a vice-presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Fátima Ali Sawala; o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o pesquisador do Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade de Brasília (UnB), Robson Valdez; o representante do Instituto Brasil Palestina (Ibraspal), Ahmed Shehada; e o representante do grupo Judeus pela Paz, Nathaniel Bryan.

A audiência, que será interativa, está prevista para iniciar as 9h, no plenário 14. Os interessados poderão acompanhar ao vivo pelo portal e-Democracia e enviar perguntas, críticas e sugestões aos participantes.