Inaugurada Estação Radar da FAB para ampliar monitoramento aéreo

por | jun 30, 2021 | 19h

Na quarta-feira, 30, o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), inaugurou a Estação Radar de Vigilância Aérea em Ponta Porã (MS). A estrutura amplia e moderniza a rede de radares de controle do espaço aéreo brasileiro.

A Estação Radar auxiliará no controle do espaço aéreo e ampliará a vigilância da região, trazendo benefícios tanto para o controle civil de aeronaves quanto para a defesa aérea do país. O projeto faz parte do processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

A inauguração representa o sucesso da aquisição e da implementação de três estações na fronteira oeste do Brasil, fruto da parceria celebrada entre os ministérios da Defesa e da Justiça e Segurança Pública. Para aumentar a eficiência no trabalho de combate a atividades ilícitas, os municípios de Corumbá e Porto Murtinho, já receberam o equipamento.

Sediada nas dependências do Exército de Ponta Porã e completando a cobertura radar ao longo da fronteira oeste de Mato Grosso do Sul com os países vizinhos, a Estação pode ser operada mesmo sob o ataque de interferência eletrônica. A implantação do equipamento aumenta a capacidade de detecção de aeronaves não autorizadas, colaborando, assim, para as ações de policiamento do espaço aéreo e combate ao narcotráfico.

A fabricação nacional dos radares, realizada por empresa da Base Industrial de Defesa, agiliza procedimentos de assistência técnica pelo fabricante. Além disso, as atividades relacionadas à fabricação, à instalação e ao suporte dos equipamentos geram, aproximadamente, 2,8 mil empregos diretos e indiretos.