Marrocos quer elevar a relação com o Brasil para uma Parceria Estratégica

por | jul 19, 2022 | 23h

Embaixador do Marrocos afirmou na CREDN que as relações com o Brasil são sólidas e que Rabat quer ir além do comércio, ampliando a cooperação para os investimentos de longo prazo e os principais temas da agenda de segurança internacional

O Embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, afirmou na quarta-feira, 13, em reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Pedro Vilela (PSDB-AL), que o seu país deseja elevar a relação com o Brasil para uma Parceria Estratégica. Ele destacou, também, que o Marrocos não quer resumir as relações bilaterais ao comércio, mas ampliá-las para os investimentos e os grandes temas da agenda de segurança internacional.

“O Marrocos quer fortalecer as relações bilaterais tendo como base, a segurança alimentar e os investimentos de longo prazo, além de um maior engajamento com o Brasil nas questões relativas ao Atlântico Sul e à Segurança Internacional”, explicou.

Ele pediu, ainda, o apoio do Congresso para a aprovação do Acordo de Cooperação e Facilitação em Matéria de Investimentos, firmado pelos dois países em junho de 2019. O objetivo dos dois países é que o acordo seja aprovado ainda em 2022. A importância estratégica do Marrocos para o Brasil, especialmente neste momento, em relação à exportação de fertilizantes, tem aumentado exponencialmente. A presença da marroquina OCP no Porto de Itaqui, no Maranhão, é apenas um exemplo dessa parceria.

Segurança Internacional

O Embaixador do Marrocos detalhou, ainda, as negociações em curso para a assinatura de um acordo entre as autoridades de inteligência dos dois países, para a troca de informações sobre crimes transnacionais. Na mesma direção, externou o interesse marroquino em aproximar-se da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), como forma de ampliar e aprofundar o diálogo sobre temas como o terrorismo. Segundo ele, “não é o espaço que define a ameaça, mas a ameaça que define o espaço”.

Em relação ao Sahara, o Embaixador agradeceu o apoio do Brasil que tem apoiado os esforços das Nações Unidas para que se encontre uma solução negociada para o contencioso. “O Marrocos propõe autonomia à região das tribos, mas com a manutenção da integridade territorial do país”, afirmou.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Reprodução / Facebook Morocco in Brazil – Embaixada do Marrocos no Brasil