As consequências da guerra na Europa para o agronegócio

por | jul 20, 2022 | 12h

A pandemia da Covid e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia têm trazido consequências para os mercados globais. Esses e outros temas sobre geopolítica e segurança alimentar farão parte do 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio.

No dia 1º de agosto, será realizado o 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que discutirá os efeitos da pandemia da Covid e da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que têm trazido consequências para os mercados globais, com desarranjos nas cadeias de suprimentos e aumentos significativos nos preços dos produtos.

Iniciativa da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e da B3, a bolsa do Brasil, o evento contará com a participação de especialistas que oferecerão uma visão global do tema Geopolítica, Segurança Alimentar e Interesses, apontando cenários possíveis e caminhos para que o Brasil siga em seu propósito de apoiar a segurança alimentar e energética, marcando seu DNA verde na nova estrutura global.

Além disso, serão debatidos os elementos que pressionam a inflação nos países, ocasionando crises econômicas, insegurança quanto às questões energéticas e de alimentos. Essa instabilidade dificulta ainda que os governos tomem decisões com interesses convergentes e esse é um dos itens que serão tratados durante os debates.

O 21ºCongresso Brasileiro do Agronegócio acontece em formato híbrido, e tem como tema central Integrar para Fortalecer. Além de Geopolítica, Segurança Alimentar e Interesses, a programação traz mais três painéis: Agronegócio: Meio Ambiente e Mercados; Agronegócio: Tecnologia e Informação; e Agronegócio: Perspectivas 2023/2026.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Reprodução