Brasil, Colômbia e Peru realizam exercícios navais na Tríplice Fronteira

por | jul 28, 2022 | 9h

A fase III, realizada no estado do Amazonas, ocorrerá nos Rios Solimões e Negro, no mês de setembro, justamente por ocasião da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil

No dia 19 de julho, teve início a operação BraColPer Naval, que envolve mais de 400 militares do Brasil, Colômbia e Peru, e vai até 10 de agosto. No alto Solimões, na cidade de Tabatinga (AM), os Navios-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e “Rondônia”, assim como o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz” e a aeronave UH-12, iniciaram a operação, compondo o Grupo-Tarefa da Flotilha do Amazonas.

De acordo com a Marinha do Brasil, neste momento, a comissão navega no Rio Amazonas Peruano a caminho da cidade de Iquitos. A Operação BraColPer é realizada desde 1974 e tem por objetivo, promover exercícios mediante de intercâmbio de conhecimento na Tríplice Fronteira, aprimorando o nível de adestramento e permitindo assim a eficácia nas operações combinadas das unidades navais dos países participantes.

A Marinha informou, ainda, que a Operação é dividida em três fases. As fases I e II são realizadas nos Rio Marañon, o Rio Solimões Peruano, entre as cidades de Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru), nos períodos que coincidem com as datas das Independências desses países, comemoradas nos dias 20 e 28 de julho, respectivamente.

A fase III, realizada no estado do Amazonas, ocorrerá nos Rios Solimões e Negro, no mês de setembro, justamente por ocasião da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. O Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, explicou que “a Bacia Amazônica dá acesso ao mais interior de nossos países, sendo, portanto, tema de atenção compartilhada. Exige, consequentemente, ações conjuntas, que promovam continuidade além fronteiras. A atuação multinacional na região amazônica é um imperativo, que deve estar assentada sobre um robusto sistema de cooperação, nos diversos níveis de decisão”, destacou.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Reprodução/oprimeiroportal.com.br