Futura embaixadora da Espanha reafirma importância estratégica do Brasil

por | jul 28, 2022 | 9h

Além dos diplomatas dos dois países e membros da FCEB, assistiram ao encontro, representantes da Acciona, Abertis, Redeia, Banco Santander, Indra, Mapfre, Redeia-Redinter, Instituto Cervantes, Telefónica, Repsol, SEPIE, Latam de Telefónica, e Redeia-Hispamar

A futura embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, reafirmou nesta terça-feira, 27, em Madri, a importância estratégica do Brasil e o papel das empresas espanholas no país. Ela também destacou o apoio da Fundação Conselho Espanha – Brasil (FCEB), para impulsionar as relações bilaterais por meio do empresariado e instituições culturais e educativas.   

Em reunião na FCEB, a diplomata que está deixando Manágua, na Nicarágua, enumerou os programas liderados pela instituição em favor do aprofundamento dessas relações, como o Fórum Espanha – Brasil e o Programa de Líderes do Brasil. De acordo com Mar Fernández-Palacios, em sua missão, será estabelecido um contato direto entre a Embaixada e a Fundação.

Durante o encontro, também foram discutidos temas como as eleições de outubro, a celebração do Bicentenário da Independência, ratificação do Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – União Europeia, as oportunidades de cooperação e investimentos em ciência, tecnologia e inovação, e na área educacional.

Para o empresariado espanhol, o Brasil oferece estabilidade regulatória, segurança jurídica e fortaleza institucional. Para a futura embaixadora, a Fundação contribuirá muito para fortalecer a fluidez do diálogo e os intercâmbios bilaterais.

Recentemente, o Embaixador Orlando Leite Ribeiro, que foi Secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, assumiu o comando da Embaixada do Brasil na Espanha. Ele também tem atuado junto à FCEB, à Câmara de Comércio e dialogado com as empresas espanholas que já investem no Brasil, com o objetivo de ampliar essa participação.

Infraestrutura

No início de julho, Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura, esteve na Espanha para reforçar junto aos investidores, a carteira de projetos que o Executivo criou para modernizar as infraestruturas brasileira, por meio de um programa de concessões de aeroportos, por exemplo.

Sampaio reuniu-se com representantes do Banco Santander que tem no Brasil, um dos seus principais mercados na Ibero-américa. Também foi recebido na sede da Acciona, responsável pela construção da Linha 6 do Metrô de São Paulo. Na ICEX Espanha, Sampaio participou da jornada “Projetos de Infraestruturas 2022”, que contou, também, com a presença da Secretária de Comércio, Xiana Méndez. Além disso, esteve na sede da AENA, líder mundial em gestão aeroportuária com presença na Espanha (46 aeroportos e 2 heliportos), Reino Unido (aeroporto de Londres-Luton), México (12 aeroportos), Colômbia (2 aeroportos) e Jamaica (2 aeroportos). A empresa quer ampliar a sua presença no Brasil.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: EFE/ JORGE TORRES