Em 2021, o México anunciou a suspensão do acordo de isenção de vistos para os brasileiros. A medida atende às pressões dos EUA para frear o ingresso de migrantes ilegais em seu território. As novas regras pretendem dar uma resposta efetiva para o problema
No dia 18 de agosto, entram em vigor as novas regras necessárias para a obtenção de vistos para os brasileiros que desejam viajar para o México. De acordo com a chancelaria mexicana, as mudanças nas normas pretendem fortalecer a migração segura, ordenada e regular, além de pôr fim às campanhas de desinformação por parte das máfias de coyotes.
As novas regras foram anunciadas nesta quarta-feira, 3, pelas secretarias de Governo e de Relações Exteriores e publicadas no Diário Oficial mexicano. Uma das medidas, elimina o Sistema de Autorização Eletrônica, que permitia aos brasileiros viajarem para o México a turismo ou negócios. O sistema estava vigente desde 11 de dezembro de 2021.
Após a entrada em vigor do visto, os brasileiros deverão cumprir com as exigências que se encontram publicadas nas páginas eletrônicas das representações consulares no país (https://embamex.sre.gob.mx/brasil/index.php/servicios-consulares/visas) e solicitar uma entrevista no portal https://citas.sre.gob.mx/.
Por outro lado, continuam vigentes as medidas de facilitação migratória para os estrangeiros portadores de residência permanente ou visto no Canadá, EUA, Japão, Reino Unido, e qualquer país europeu que integre o Espaço Schengen, bem como os países da Aliança do Pacífico.
Em nota, a Secretaria de Relações Exteriores do México, reiterou “a sua disposição em seguir cooperando com as autoridades brasileiras na busca por soluções mutuamente aceitáveis para assegurar uma migração ordenada e regular, assim como para combater as máfias e o crime organizado internacional que lucram com o tráfico de migrantes”.
Em 26 de novembro de 2021, o governo mexicano suspendeu temporariamente a vigência do Acordo de Isenção de vistos para cidadãos brasileiros. Há época, a chancelaria mexicana informou que a medida ajudaria a combater as redes de tráfico ilícito de pessoas. O acordo de isenção de vistos foi assinado em 2000 e entrou em vigor em fevereiro de 2004.
A decisão foi motivada pelo aumento dos fluxos irregulares de migrantes. Grupos criminosos estavam lucrando, com base em enganos, com os cidadãos brasileiros que pretendiam residir nos EUA, atravessando a fronteira mexicana. Apesar das medidas, o problema persiste e o governo norte-americano segue pressionando o México para que os chamados “ilegais” não cruzem a sua fronteira.
Por Marcelo Rech
InfoRel
Imagem: AGÊNCIA BRASIL