Operação Brasil – Paraguai desarticula 51 acampamentos de drogas

por | ago 16, 2022 | 18h

Mais 51 acampamentos pertencentes ao crime organizado, foram desarticulados no âmbito da Operação Nova Alianza, levada a cabo pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), do Paraguai, e a Polícia Federal brasileira. Cerca de 504 quilos de maconha foram apreendidos, impondo ao crime organizado, mais um prejuízo de US$ 15.638.000. Outros 17.2 mil quilos da erva pronta para empacotar ou já empacotada, também foram apreendidas.

A operação que está em sua 33ª edição, concentrou-se em uma área de 168 hectares utilizada pelo narcotráfico. Nesses acampamentos, eram realizadas a produção, armazenagem, transporte e tráfico de maconha, especialmente para o mercado brasileiro. Os últimos foram detectados nas regiões de Cerro Kuatia e Rosalina, locais aproveitados pelos narcotraficantes por conta de sua geografia, que permitia realizar todas as fases do processamento das drogas.

Nos 8 meses do ano, mais de 1.150 hectares de plantações de drogas, foram destruídas ou tiveram as drogas apreendidas nas sete operações realizadas em conjunto pelas forças de segurança do Brasil e do Paraguai, na região fronteiriça.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Senad