No dia 18, a Marinha do Brasil assumiu, com o Almirante Nelson de Oliveira Leite, o Comando da Combined Task Force 151, Força-Tarefa de combate à pirataria, no Bahrein. Trata-se de uma força multinacional que realiza operações para dissuadir, interromper e reprimir a pirataria na região do Chifre da África. O Almirante Leite recebeu o comando do Comodoro Ahmed Hussein, da Marinha do Paquistão, e exercerá o mandato até fevereiro de 2023.
De acordo com a Marinha, a CTF-151 é uma das quatro forças-tarefa subordinadas às Combined Maritime Forces (CMF), Força-Tarefa Multinacional, coalizão de 34 países e organizada para promover o combate à pirataria, bem como a segurança e estabilidade em aproximadamente 3,2 milhões de milhas quadradas de águas internacionais, que abrangem algumas das rotas marítimas mais importantes do mundo, destacando-se o Mar da Arábia, Golfo de Omã, Golfo de Áden e o Mar Vermelho.
Além disso, segundo o Comando da Marinha, a participação na CMF é feita de forma voluntária e cada país da coalizão decide de que forma pode contribuir com as operações, seja por meio de navios, aeronaves, ou pessoal qualificado para compor os Estados-Maiores das Forças-Tarefa Combinadas ou da própria CMF. O período de Comando das Forças-Tarefa varia de quatro a seis meses.
Para o Almirante Marcos Sampaio Olsen, Comandante de Operações Navais, “a Marinha, ao assumir o Comando da CTF-151, reforça a posição do Brasil como ator capaz de contribuir para o esforço de manutenção e segurança das linhas de comunicação marítimas, participando de uma coalizão internacional de combate à pirataria, respeitando os limites de atuação do Estado brasileiro. Além disso, trata-se de uma oportunidade ímpar para sedimentar conhecimentos nos níveis operacional e tático, aprimorando, assim, a doutrina e os procedimentos concernentes às Operações de Segurança, Defesa e Controle do Tráfego Marítimo, dentre outros”, explicou.
Por Marcelo Rech
InfoRel
Imagem: Combined Maritime Forces