Brasil e EUA participam da 5ª edição das Conversas de Defesa Estratégicas

por | ago 29, 2022 | 18h

Nos dias 22 a 24 de agosto, o Subsecretário Adjunto de Defesa para Assuntos do Hemisfério Ocidental, do Departamento de Defesa dos EUA, Daniel Erikson, co-presidiu a 5ª edição das Conversas de Defesa Estratégicas EUA-Brasil, evento anual que contou com a participação do Chefe do Departamento de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto (EMCFA), General Marcello Lobão Schiavo. A reunião ocorreu no Pentágono, em Washington.

De acordo com o Departamento de Defesa, “as Conversações Estratégicas de Defesa EUA-Brasil representam um componente central do relacionamento bilateral de defesa e fornecem uma estrutura estratégica para orientar a cooperação em segurança”. Trata-se de uma reunião que é parte do Grupo de Trabalho Bilateral em nível ministerial. Essa foi a 38ª rodada do Joint Staff Talks.

As Conversas Estratégicas servem como mecanismo de discussão das questões de defesa em nível estratégico e para orientar futuras atividades de cooperação em defesa e segurança. Erikson e Lobão Schiavo discutiram uma série de tópicos de defesa globais e regionais, trocaram opiniões sobre segurança cibernética e segurança do Atlântico Sul e identificaram etapas para aprofundar a cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e capacitação institucional. 

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Lisa Ferdinando