Brasil e Paraguai querem inaugurar Ponte da Integração em novembro

por | set 1, 2022 | 20h

Nesta quarta-feira, 31, os presidentes do Brasil e do Paraguai, Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez, se encontraram no canteiro de obras da Ponte da Integração, que ligará Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, cidade paraguaia vizinha de Ciudad del Este. Esta será a segunda ponte entre os dois países e irá desafogar o trânsito da Ponte da Amizade.

A obra foi iniciada em 2019, em uma parceria entre a Itaipu Binacional, comandada por Brasil e Paraguai, e o governo do estado do Paraná. Todo o investimento, cerca de R$ 463 milhões, está sendo bancado pela usina, incluindo as obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que ligará a ponte à BR-277, em Foz do Iguaçu.

De acordo com o governo federal, a obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Ela terá 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Há vários anos, a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965, já não dá conta do movimento. Ela segue como o principal corredor logístico entre Brasil e Paraguai, mas está sobrecarregada, pois concentra a circulação de pessoas e o trânsito de caminhões.

Com a inauguração da Ponte da Integração, a Ponte da Amizade será exclusiva para o tráfego de veículos leves e ônibus de turismo. Todo o transporte pesado, passará pela nova ponte, incluindo os produtos que abastecem o mercado de Ciudad del Este. Ao final da obra, ela será administrada pelo governo do Paraná.

Uma terceira ponte também está em construção, ligando os dois países, desta vez entre Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. A obra também tem parte de sua execução financiada pela Itaipu Binacional e facilitará o acesso do Brasil aos mercados do Oceano Pacífico.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: ip.gov.py