Brasil inicia missão ao Japão para ampliar o comércio bilateral

por | set 13, 2022 | 18h

Nesta segunda-feira, 12, representantes do Ministério da Economia iniciaram uma missão ao Japão com o objetivo de ampliar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, com expectativa de crescimento do intercâmbio comercial e de novos investimentos.

De acordo com o ministério, o objetivo principal da missão é fortalecer parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável, com foco na descarbonização e em segmentos como mobilidade e logística, semicondutores, energia renovável e infraestrutura. Nessas ocasiões, serão ressaltados, também, temas como Propriedade Intelectual, Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e Startups.

O Japão é hoje um dos 10 principais parceiros comerciais do Brasil, além de ser um dos maiores investidores estrangeiros no país, em diferentes setores. Segundo dados da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, há espaço para ampliar esses fluxos de investimentos devido às características complementares entre as duas economias, e o Brasil pode contribuir ainda mais, por exemplo, para a segurança alimentar e energética do Japão.

Nesta segunda-feira, 12, a delegação brasileira participou de encontros com representantes da companhia Primearth EV Energy (Peve) e da Toyota para conhecer a estratégia de eletrificação da montadora japonesa. Foram realizadas, ainda, visitas às plantas de baterias de lítio da Peve em Omori, e à planta de Motomachi, onde a Toyota produz veículos especiais em série. O grupo também assistiu a apresentações de atividades relacionadas a hidrogênio e sobre aquisição de semicondutores.

Na terça-feira, 13, a delegação brasileira se reúne com executivos da fabricante de semicondutores Renesas e depois participa da 25ª Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão (Cebraj), em Tóquio. A Plenária prossegue na quarta-feira, 14.

Já na quinta-feira, 15, ainda em Tóquio, a comitiva visitará o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (Meti), para a 14ª Reunião do Comitê Meti-ME. O último compromisso ocorrerá na sexta-feira, 16, em almoço de trabalho na residência do embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes. 

Segundo o Itamaraty, o Japão tem buscado incrementar sua projeção nos planos regional e internacional, sobretudo por iniciativas como as Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021, a presidência do G-20 em 2019, e a candidatura japonesa a um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem original InfoRel

Share This