Chefe do Comando Sul do Exército dos EUA discute agenda com o Brasil

por | set 13, 2022 | 19h

Nos dias 8 e 9 de setembro, a general do Exército dos EUA Laura Richardson, comandante do Comando Sul, visitou a Colômbia e o Brasil, reunindo-se com líderes políticos e autoridades militares para discutir cooperação em segurança e defesa do hemisfério.

No Brasil, Richardson visitou a Base de Submarinos do Itaguaí (RJ), onde se reuniu com militares da Marinha brasileira e visitou as instalações. Ela também visitou o porta-aviões Atlântico, junto com o Embaixador Jean Manes, e o Major Benjamin Jones e se reuniu com o Comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos.

Brasil e EUA, as duas democracias mais populosas do Hemisfério Ocidental, mantêm estreita relação bilateral, inclusive na área de defesa, em áreas específicas como pesquisa e desenvolvimento, intercâmbio de informações, treinamento e educação, exercícios militares conjuntos e iniciativas comerciais relacionadas com questões de defesa.

Desde o dia 10 e até o próximo dia 22, os EUA participaram junto com o Brasil e mais 18 países, da 63ª edição da operação UNITAS, um exercício naval multinacional que ocorre desde 1960. Neste ano, participam 20 navios e mais de 5.500 militares.

O Comando Sul das Forças Navais dos EUA/4ª Frota, apoia as operações militares conjuntas e combinadas do Comando Sul dos EUA, empregando forças marítimas em operações cooperativas de segurança marítima para manter o acesso, aumentar a interoperabilidade e construir parcerias que permitam preservar a segurança regional e a estabilidade na região do Caribe, América Central e América do Sul.

As Forças do Corpo de Fuzileiros Navais do Comando Sul dos EUA, é responsável pelo planejamento de exercícios, operação e apoio geral do Corpo de Fuzileiros Navais para a área de responsabilidade designada do Comando Sul.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Ministério da Defesa do Brasil