EUA busca ajuda da Venezuela para europeus não morrerem de frio

por | set 19, 2022 | 15h

Os EUA estão negociando com a Venezuela de Nicolás Maduro, uma forma de adquirir gás natural para suprir as necessidades da Europa no inverno que se aproxima. Washington busca uma forma de fechar negócio para que os europeus, sem o gás russo, não morram de frio.

Os EUA têm mantido conversações discretas com o regime venezuelano, com o objetivo de mitigar os efeitos da crise energética que sofrerão os europeus por conta da ruptura das relações políticas, comerciais e energéticas, destes com a Rússia, de Vladimir Putin.

Para Caracas, os europeus foram levados a esta situação, graças aos EUA e às suas políticas intervencionistas. Os EUA, obviamente, lucrarão muito caso o negócio prospere. O gás venezuelano será comprado por Washington e revendido para a os países europeus.

À razão dessas negociações, os EUA já flexibilizaram muitas das sanções aplicadas contra a Venezuela. Além disso, essa postura dos EUA, atende, também as pressões exercidas pelas petroleiras norte-americanas que atuam naquele país. A tendência é que essas negociações sejam mantidas em segredo.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: NYtimes

Share This