Brasil vai doar 20 caminhões militares MBB 1418 para o Paraguai

por | out 5, 2022 | 16h

Nesta terça-feira, 4, o Plenário do Senado aprovou a mensagem do governo federal que prevê a doação de 20 caminhões militares MBB 1418, do Exército Brasileiro, para o Paraguai.

Os caminhões, fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil, são usados para transporte de tropas. O Exército Brasileiro informou que essas viaturas estão sendo desativadas para uso e serão úteis para o exército paraguaio, o que é de interesse dos dois países, no âmbito do adensamento da cooperação bilateral.

Esse ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que autoriza o governo brasileiro a doar ao Uruguai 21 viaturas militares que já não estão em uso pelo Exército brasileiro. Foram doados dez veículos blindados de combate M-108 e 11 blindados de transporte de pessoal EE-11 Urutu, todos considerados ultrapassados pelo Exército.

As doações de material bélico das Forças Armadas para os exércitos dos países vizinhos, além de reforçar as capacidades operacionais destes, também serve para aprofundar a cooperação e a geração de confiança entres os militares da região. Trata-se de um exercício real de Diplomacia de Defesa.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem:  COTRAMS