Brasil e EUA retomam diálogo sobre combate ao crime organizado e financiamento ao terrorismo

por | nov 10, 2022 | 19h

Nesta semana, autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com o Departamento de Justiça dos EUA, realizou a reunião do Primeiro Diálogo Brasil-EUA sobre uso de cooperação internacional para combater o crime organizado e o financiamento do terrorismo internacional.

O evento, que aconteceu em Brasília, também contou com a participação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Durante o evento, integrantes dos órgãos envolvidos – além de representantes do Poder Judiciário brasileiro – tiveram a oportunidade de debater a respeito da dinâmica de tramitação dos pedidos de cooperação jurídica internacional em matéria penal entre os dois países.

De acordo com o MJSP, durante as discussões, foram compartilhadas experiências e melhores práticas para aprimorar a construção dos pedidos de cooperação. O objetivo é deixar esses pedidos mais adequados às expectativas do país que os receberá para cumprimento. Dessa forma, é possível tornar a tramitação mais clara e célere.

Historicamente, os EUA têm preocupação com o crime organizado e o financiamento do terrorismo internacional, provenientes da chamada Tríplice Fronteira, entre Argentina, Brasil e Paraguai. A cooperação internacional entre os dois países também guarda relação com essas preocupações por parte de Washington.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: gov.br