Coreia do Sul quer fortalecer relações com os países do MERCOSUL

por | nov 10, 2022 | 20h

Apesar das tensões na península coreana e as prioridades geopolíticas serem outras, a Coreia do Sul pretende fortalecer as relações comerciais com os países do MERCOSUL. De acordo com o Embaixador sul-coreano, Lim Ki-mo, o bloco é visto no seu país como um parceiro fundamental para as suas relações comerciais.

Em reunião na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), ele afirmou que “é um grande momento para as empresas coreanas investirem”, lembrando da HT Micron, com sede na Unisinos, em São Leopoldo, empresa brasileira de semicondutores criada por meio de uma joint venture com a sul-coreana Hana Micron.

Para a FIERGS, a diversidade da indústria gaúcha é um importante atrativo. O Rio Grande do Sul abarca companhias de padrão internacional de diferentes setores que mantêm filiais ou parcerias em outros países. Para o empresariado gaúcho, a Coreia do Sul é um país modelo nas áreas de educação e tecnologia, sendo uma excelente opção para futuros projetos. Uma das parcerias estudadas seria entre a antiga empresa pública de semicondutores Ceitec, de Porto Alegre.

A Coreia do Sul é o quarto destino das vendas externas gaúchas, e o 17º de origem das importações. Em 2021, a corrente de comércio entre o Rio Grande do Sul e o país asiático superou os US$ 640 milhões, 13% a mais do que em 2020. Já em relação ao Brasil, a corrente com a Coreia cresceu 30,51% nos últimos dois anos.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Mercosur