MS capacita policiais para o patrulhamento aéreo nas fronteiras

por | nov 10, 2022 | 9h

O governo do Mato Grosso do Sul está capacitando os policiais do estado para o policiamento aéreo na região da fronteira. O 1º Curso de Operações Aéreas de Fronteira, vai até 19 de dezembro e é coordenado pelo Departamento de Operações de Fronteira, em conjunto com a Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. O Mato Grosso do Sul faz fronteira com Bolívia e Paraguai.

De acordo com o governo do estado, participam do curso 16 policiais, sendo sete de batalhões de área da Polícia Militar, seis do DOF, um da Polícia Militar Rodoviária, um do Batalhão de Choque da PM e um bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. No total, 45 policiais se submeteram ao processo de seleção.

O curso conta com 452 horas/aulas, incluindo instruções teóricas e práticas, sendo divididas em 27 disciplinas. A aula magna do Coafron, ministrada pelo agente da Polícia Federal Eduardo Bettini, foi realizada na sexta-feira, 5, em Dourados. Um dos objetivos do evento é preparar os policiais para o uso do helicóptero AS350, entregue em setembro, e que custou R$ 32 milhões.

Segundo o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva, os tripulantes sairão do curso com duas especialidades: capacitação em operações aerotáticas e o policiamento especializado de fronteira.

O Departamento de Operações de Fronteira foi criado em 28 de maio de 1987 com o nome de Grupo de Operações de Fronteira, sendo uma iniciativa pioneira. É o primeiro departamento especializado em fronteiras do Brasil. Atualmente, o departamento atua em 53 municípios que fazem fronteira com Bolívia e Paraguai e nove municípios na divisa com São Paulo, diretamente afetados pelo tráfico.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: ms.gov.br