Obras da terceira ponte Brasil – Paraguai, serão iniciadas em janeiro

por | nov 10, 2022 | 9h

Financiada com recursos da Itaipu Binacional e orçada em R$ 575,5 milhões, a terceira ponte entre o Brasil e o Paraguai, terá suas obras, do lado brasileiro, iniciadas em janeiro, em trecho do Pantanal. A área está sendo preparada e o consórcio binacional de construtores aguarda licença da Receita Federal para a movimentação dos equipamentos.

Do lado paraguaio, na cidade de Carmelo Peralta, já são visíveis as mudanças, com a expansão urbana do município. O cronograma prevê a entrega da ponte em dezembro de 2024. Esta ponte especificamente, concretizará uma ambição de décadas do Brasil, de conectar o Oceano Atlântico, por meio do Porto de Santos (SP), com o Pacífico, no Chile, tornando Porto Murtinho no centro econômico da Rota Bioceânica e Mato Grosso do Sul em um importante hub logístico da América Latina. A Rota Bioceânica vai encurtar em 8 mil km a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

A ordem de serviço da ponte, que será implantada no km 1000 da Hidrovia Paraná – Paraguai e distante 7 km pelo rio ao norte de Porto Murtinho, foi dada no dia 13 de dezembro de 2021 pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benitez, em ato na fronteira com a presença do governador sul-mato-grossense, Reinaldo Azambuja.

Vale lembrar que a região Centro-Oeste, por exemplo, exporta 68% de sua produção aos países asiáticos e a rota vai encurtar distâncias e reduzir o custo do frete em até 35%.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: itaipu.gov.br