Brasil busca na Espanha, exemplos para melhorar o setor portuário

por | nov 23, 2022 | 17h

A ideia é excelente, mas está mais para gasto desnecessário que outra coisa. O ministro foi conhecer um setor tendo menos de 40 dias no emprego. Enquanto isso, em Brasília, no gabinete de transição, o pessoal que trata de infraestrutura não tem a menor ideia de onde anda Marcelo Sampaio

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, está na Espanha, onde conhecerá detalhes sobre o funcionamento do setor portuário do país. Na segunda, 21, ele visitou o Porto de Valência, considerado o maior terminal portuário do Mediterrâneo e o quarto da Europa em termos de volume de mercadorias.

Segundo ele, “nosso objetivo é levantar e avaliar as boas práticas e o esforço dos espanhóis para se tornarem um grande hub, principalmente de container. Aqui, são movimentados 5,5 milhões de contêineres por ano. Por isso, nosso olhar atento para essa movimentação será fundamental ao Brasil, principalmente para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), que são nossos grandes portos de maior movimentação desse tipo”, explicou.

Parte da programação do Brasil Export 2022, as visitas técnicas a empreendimentos portuários espanhóis têm como objetivo concluir os debates e acrescentar informações aos participantes do fórum. Até sexta-feira, 25, Sampaio passará pelos portos de Barcelona, grande hub europeu e considerado o nono maior porto do continente; e de Zaragoza, situado no trecho Madri-Barcelona.

Ocupando área de 12,8 milhões de metros quadrados, o porto de Zaragoza possui as maiores instalações logísticas da Europa, sendo um centro intermodal de transportes. Detalhe: Marcelo Sampaio tem menos de 50 dias no cargo e o governo eleito não tem a menor ideia de que ele anda pela Espanha.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: FGV