Mostrando que há vida no pós-eleição, o Brasil discutirá com autoridades alemãs, como melhorar a agricultura na Etiópia, um dos países mais pobres do planeta.
Na segunda-feira, 21, teve início, no Ministério da Agricultura, as discussões no âmbito do Programa de Cooperação Trilateral Brasil, Alemanha e Etiópia, em agricultura. Uma delegação etíope está no país para tratar do projeto de cooperação técnica com o objetivo de desenvolver um sistema de extensão rural para a Etiópia, visando aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável. As reuniões acontecem até o próximo dia 3 de dezembro.
De acordo com o governo brasileiro, o projeto engloba três fases: diagnóstico; missão de especialistas etíopes ao Brasil e estudos e implementação de pilotos de Assistência Técnica e Extensão Rural em quatro regiões da Etiópia. A primeira fase, realizada em julho de 2022, buscou um melhor entendimento da realidade etíope no tema de extensão rural.
Agora, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Escritório de Cooperação Técnica Internacional da Alemanha (GIZ), as discussões são realizadas diretamente com os técnicos etíopes especialistas nas áreas definidas na fase de diagnóstico.
A missão consiste em confirmar a disponibilidade de apoio técnico do Brasil ao governo da Etiópia, complementar e analisar as necessidades já apontadas, bem como indicar possíveis temas para o estabelecimento dos pilotos. A ideia é que os especialistas etíopes possam conhecer práticas de extensão rural passíveis de aplicação naquele país.
Há, ainda, a expectativa que a cooperação trilateral beneficie agricultores familiares da Etiópia através do fornecimento de um melhor serviço de modo que possibilite o aumento da produtividade e o rendimento. A iniciativa também dá ênfase às mulheres agricultoras, oferecendo treinamentos e workshops especiais baseado na abordagem de múltiplas partes interessadas.
Por Marcelo Rech
InfoRel
Imagem: Guilherme Martimon/Mapa