Brasil debate certificação e comercialização do hidrogênio com mais 8 países

por | nov 30, 2022 | 11h

A expectativa é que o Brasil se torne um dos maiores exportadores mundiais de hidrogênio. O país já é líder em produção de energia renovável, elemento fundamento para a descarbonização

Nesta terça-feira, 29, Brasil, Austrália, Canadá, Espanha, EUA, Holanda, Israel, Itália e Reino Unido, iniciaram o debate global sobre a certificação do hidrogênio no Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigre).

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o programa abordará, em âmbito internacional, quais os atributos que serão considerados para definir o hidrogênio como renovável, os critérios mínimos de certificação do insumo e as diretrizes que serão usadas por empresas para que o hidrogênio e seus derivados sejam comercializados, até 2024.

A expectativa é que o Brasil se torne um dos maiores exportadores mundiais de hidrogênio, o que também exigirá, do país, presença e firmeza nos debates. O Brasil já é líder em produção de energia renovável, elemento fundamento para a descarbonização.

O objetivo, agora, é atrair novos negócios, gerar empregos e renda e fortalecer o sistema elétrico nacional, que já é um dos mais sustentáveis do mundo. Para a CCEE, a participação do país na esfera global fará com que as definições estabelecidas aqui estejam em sintonia com o que está sendo praticado ao redor do mundo.

Além disso, o Brasil considera relevante este debate, também para a regulação do hidrogênio no Brasil, discussão que está ocorrendo no âmbito do Programa Nacional do Hidrogênio, liderado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Diário do Povo