EUA, China e Argentina, na reestreia de Lula

por | dez 14, 2022 | 19h

O futuro ministro das Relações Exteriores, mauro Vieira, revelou que o presidente eleito estará na Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) que será realizada no dia 24 de janeiro, em Buenos Aires

O presidente eleito do Brasil, Lula, irá à Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) que será realizada no dia 24 de janeiro, em Buenos Aires, atendendo convite do presidente Alberto Fernández. De acordo com o futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Lula também irá aos EUA e China, ainda no primeiro trimestre de 2023. Ainda na Argentina, Lula e Fernández terão várias reuniões bilaterais.

As datas para as viagens aos EUA e China, ainda não estão confirmadas, mas as negociações com Washington e Pequim, estão em curso. Lula gostaria de mediar um entendimento entre os dois países que há anos, travam uma guerra fria comercial.

Além disso, ele deverá, por meio do Itamaraty, formalizar o pedido para que a COP-30, em 2025, seja realizada na Amazônia. Para reforçar a ideia, o Brasil pretende promover uma cúpula de Chefes de Estado dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Ainda nesta quarta-feira, 14, Mauro Vieira confirmou o que o InfoRel tem publicado há algum tempo: o Brasil sob Lula, vai resgatar a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e voltar a CELAC. Além disso, as relações com a África voltarão à agenda do Itamaraty e Lula irá “equilibrar-se” entre EUA e China.

Mauro Vieira confirmou, ainda, a designação da Embaixadora Maria Laura da Rocha, atualmente na chefia da Embaixada do Brasil na Romênia, para a Secretaria Geral do Itamaraty. Ela chegou a ter o nome cotado para ser a primeira mulher ministra das Relações Exteriores, mas vai ficar de próxima.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Carta Capital