Grupo de Puebla – Foro de São Paulo, já tem agenda para março de 2023

por | dez 20, 2022 | 9h

O Grupo de Puebla, nova “marca” do Foro de São Paulo, se reunirá em março, em Buenos Aires, para o relançamento da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL). Inicialmente, o grupo se reuniria no dia 12 de dezembro.

No dia 24 de janeiro, o presidente eleito do Brasil, estará em Buenos Aires para um encontro bilateral com Alberto Fernández. Na oportunidade, outros líderes sul-americanos, além de Cuba e México, serão chamados. A ideia é avançar na reestruturação dos blocos criados no início dos anos 2000 e que perderam força nos últimos anos.

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que o Brasil retornará tanto à CELAC como à UNASUL. Ele também pretende destravar o Protocolo de Adesão da Bolívia ao MERCOSUL, parado na Câmara dos Deputados desde 2017.

Posteriormente, o Brasil em conjunto com a Argentina, buscarão derrubar a suspensão da Venezuela do MERCOSUL. O país foi suspenso em 2016 por descumprir os preceitos do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático, de 2002. Apesar do regime venezuelano ter endurecido a perseguição contra os opositores, fechado diversos meios de comunicação, e manter mais de 200 presos políticos, Lula e Fernández não veem razão para manter a Venezuela fora do bloco.

Share This