Aprovado o nome de Manuel Vadell como Embaixador da Venezuela no Brasil

por | fev 9, 2023 | 16h

Na terça-feira, 7, a Assembleia Nacional da Venezuela, aprovou o nome de Manuel Vadell, como futuro Embaixador do país no Brasil. A partir de agora, ele poderá assumir o cargo e entregar suas cartas credenciais ao presidente Lula. Vadell foi indicado por Maduro logo após a vitória do brasileiro nas eleições de 2022.

Um dos seus primeiros trabalhos em Brasília, será costurar o encontro entre Lula e Nicolás Maduro, que marcará, formal e simbolicamente, a retomada das relações bilaterais, interrompidas pelo Brasil, em 2019. Maduro também quer que o seu Embaixador obtenha o apoio brasileiro para que a Venezuela retorne ao MERCOSUL.

O país foi suspenso em 2016 por conta dos preceitos previstos no Protocolo de Ushuaia, sobre democracia. Agora, Caracas já conta com o apoio da Argentina, Bolívia, Chile e Colômbia, para retornar ao grupo. Bolívia, Chile e Colômbia, não são países membros do MERCOSUL, mas associados. La Paz aguarda a ratificação, pelo Brasil, do Protocolo de Adesão, para tornar-se país membro. Para isso, conta com o apoio de Argentina e Venezuela.

Por outro lado, o Brasil contará, pelos próximos três meses, com um Encarregado de Negócios em Caracas, o Embaixador Flávio Macieira, que chefia o grupo de diplomatas brasileiros que trabalha para reabrir a embaixada, os consulados e normalizar as relações.

Com o retorno de Lula ao poder, os dois países querem, ainda, retomar o comércio e os investimentos. Atualmente, a Venezuela deve cerca de R$ 6 bilhões ao Brasil, mas este tema, pelo menos por enquanto, está fora da agenda. O que, sim, estará na agenda, é o retorno do BNDES como banco financiador de obras nos países vizinhos, incluindo a Venezuela.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: Últimas Notícias