Kuwait anuncia a realização do Fórum Econômico com o Brasil

por | fev 17, 2023 | 16h

Na quarta-feira, 15, a Embaixada do Kuwait em Brasília a 62º Data Nacional e 32º Dia da Libertação do país do Golfo. O evento marcou o anúncio, por parte do Embaixador Nasser Almotairi da realização do Fórum Econômico Brasil-Kuwait, que deve acontecer em junho deste ano.

Segundo ele, “acreditamos que existem grandes oportunidades de investimento no Brasil, especialmente nas áreas de energia renovável, infraestrutura e segurança alimentar, e que já chegou a hora de progredir do intercâmbio comercial para uma cooperação estratégica”, afirmou. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira, será parceira do evento.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas há mais de 50 anos. “Em relação ao campo econômico, a Autoridade Geral de Investimentos do Kuwait desempenhou um importante papel no estreitamento das relações bilaterais, por ser considerada um dos primeiros fundos soberanos do mundo a investir em muitos setores no Brasil”, explicou.

O Kuwait considera o Brasil um de seus principais parceiros estratégicos em segurança alimentar e, no plano comercial, o Brasil é o maior fornecedor de frango congelado para o Kuwait, com 85% do mercado. O Brasil exporta, ainda, frutas, sapatos, moda infantil, dentre outros produtos.

Os dois governos entendem que há espaço para uma maior diversificação da pauta exportadora brasileira não somente do setor alimentício, mas também dos setores moveleiro e construção civil e de produtos industrializados com alto valor agregado.

Atualmente, a Kuwait Investment Authority, fundo soberano nacional, é o 4º maior do mundo, controlando ativos estimados em US$ 592 bilhões. Os investimentos kuwaitianos no Brasil somam cerca de US$ 4 bilhões. Há interesse em incrementá-los em áreas como segurança alimentar, energia renovável, mineração, petróleo e finanças.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: ANBA