Brasil e Uruguai realizarão obras de infraestrutura na fronteira

por | mar 8, 2023 | 13h

Nesta terça-feira, 7, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e do Uruguai, Francisco Bustillo, se reuniram em Brasília onde definiram uma série de projetos que serão desenvolvidos bilateralmente. Um desses projetos trata da binacionalização do aeroporto de Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul.

Além disso, os dois países pretendem desenvolver a hidrovia Uruguai-Brasil e construir uma nova ponte sobre o rio Jaguarão. Bustillo destacou que as obras fortalecerão a integração e qualificou a instância como um “momento histórico”. O encontro deu continuidade aos temas tratados pelos presidentes Lula e Lacalle Pou, que se encontraram em janeiro, em Montevidéo.

Também participaram do encontro, os ministros da Economia e Finanças, Azucena Arebeleche; dos Transportes e Obras Públicas, José Luis Falero, e o subsecretário desta pasta, Juan José Olaizola, Já a delegação brasileira, chefiada pelo chanceler Mauro Vieira, contou com os ministros da Economia, Fernando Haddad; Transportes, Renan Filho; Portos e Aeroportos, Marcio França, e o secretário executivo de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcio Rosa. Os embaixadores do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, e do Brasil no Uruguai, Marcos Raposo Lopes, também integraram as comitivas.

Segundo Bustillo, os acordos permitirão fortalecer a integração física entre os dois países, que o chanceler descreveu como “sem volta”. “Em breve estaremos nos movendo de um lado para o outro, além da fronteira seca, estaremos nos movendo de barcaça pela lagoa Merín e também estaremos expandindo essa integração através da ponte sobre o rio Jaguarão”, disse ele.

Conforme decidido na reunião, o Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil lançará nas próximas semanas a licitação para a dragagem da hidrovia das lagoas Merín e dos Patos. A previsão é de que as obras comecem até o ano que vem, quando os presidentes dos dois países se reunirão novamente.

Além disso, os governos concordaram em reunir os respectivos ministros, nos próximos 30 dias, para assinar o documento de binacionalização do aeroporto de Rivera.

Da mesma forma, o Ministério dos Transportes brasileiro abrirá em 60 dias, prorrogáveis ​​por mais 30 dias, o processo de licitação para a construção de mais uma ponte sobre o rio Jaguarão. Por sua vez, o Uruguai retomará os preparativos para reformar o entroncamento viário Barão de Mauá existente entre Río Branco e Jaguarão.

Os dois países manifestaram, ainda, o interesse comum em intensificar o diálogo sobre os desafios centrais da agenda internacional. Nesse sentido, o Brasil convidou o Uruguai a participar da cúpula do G-20, que acontecerá no país em 2024.

Por Marcelo Rech

InfoRel

Imagem: BNamericas